SOLUÇÕES IOT (INTERNET DAS COISAS)

Descrição

Houve um tempo que conectar equipamentos do chão de fábrica à internet era uma coisa muito cara e difícil. Se você está nessa página deve ser por que esse filme já passou na sua cabeça: Uma fábrica no Sergipe e os proprietários são do estado de São Paulo, precisando checar dados em tempo real para rápida tomada de decisão, mas não consegue pois as informação das máquinas e equipamentos estão salvos em um log local, memória de massa, e alguém precisa espetar um pendrive pra retirar a informação lá de dentro, organizar e gerar um relatório. Tudo o que as Soluções IOT resolvem com facilidade, mas em alguns lugares ainda não estão aplicadas.

Quando a informação demora para chegar aos gestores, a tomada de decisão rápida fica prejudicada e em alguns casos, o problema já está tão grande que o custo de resolvê-lo fica muito grande pelo atraso da ação, por exemplo no caso de vazamentos não identificados prontamente. As soluções IOT tem esse potencial. Permitir coleta de dados de produção, telemetria de variáveis de processo, enfim, o mundo da fábrica trazido na palma da mão, a poucos cliques dos gestores.

Atualmente as Soluções IOT cabem no bolso das indústrias com uma imensidão de devices já preparado para conectar com nuvem, servidores locais via internet, com os protocolos mais diversos como MQTT, HTTP, Modbus, é possível integrar com diversos sistemas, também utilizando APIs Jason e muitas vantagens da Internet das Coisas.

Um caso de sucesso é uma empresa multinacional fabricante de equipamentos agrícolas, que a Camaro Electric atende. Conseguimos utilizar soluções IOT para coletar dados de telemetria de medição de energia elétrica como Tensão, Corrente, Potência, Consumo, e dados de temperatura do equipamento.

Gostaria de ver como um exemplo de nossas soluções IOT?